top of page

Clínica de fertilidade: o que é e quais serviços oferecem?

Casais que desejam ter filhos, mas não conseguem engravidar pelas vias naturais, têm na clínica de fertilidade um centro médico especializado para auxiliar o sonho de formar e de aumentar a família.


Para que tenha uma ideia, a cada 5 casais brasileiros que tentam engravidar, 1 deles terá dificuldades nessa jornada. O mundo tem, em média, 60 milhões de casais que encontram dificuldades para engravidar.


Normalmente, esses casais tentam o processo natural por mais de um ano e não conseguem.


esses casos, onde o sonho da gestação é maior que as dificuldades, é que uma boa clínica de fertilidade pode ajudar.


Acompanhe, neste artigo, algumas informações sobre os serviços e tratamentos oferecidos para casais que querem dar este passo importante em suas vidas.

O que é uma clínica de fertilidade?

Uma clínica de fertilidade é um centro médico especializado em reprodução humana. Nesses centros, são feitos serviços associadas à reprodução assistida, para os casais que sofrem com a infertilidade ou outros problemas que possam dificultar ou impedir a gravidez por métodos naturais.

O que é uma clínica de fertilidade

Além de um corpo médico técnico, a equipe das clínicas de fertilidade conta com embriologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Há ainda toda a parte administrativa.

Vale ressaltar que, as técnicas e tecnologias utilizadas variam de clínica para clínica. A SEMEAR, por exemplo, usa desde métodos mais simples, como o coito programado, até as mais complexas, como a FIV (Fertilização in Vitro).

Para o casal, essa deve ser uma escolha muito bem pensada e pesquisada. Procure por clínicas de boa reputação e sempre faça visitas ao endereço. Assim, poderá conferir como é a estrutura e o atendimento do local.

Quando procurar ajuda?

De cada 10 casais que resolvem ter um filho, 8 deles conseguem engravidar em até 1 ano tendo relações desprotegidas no período fértil. Se você ou sua parceira tem menos de 35 anos e já faz mais de um ano que vocês estão tentando, vale a pena ouvir a opinião de um especialista.

Existem outras situações em que é importante uma avaliação especializada antes. Por exemplo, quando a mulher já tem mais de 35 anos, cada ano conta. Uma avaliação médica pode ser importante desde o começo.

Isso porque tem algumas situações que tornam muito difícil engravidar naturalmente: por exemplo, quando as trompas estão obstruídas ou quando há poucos espermatozoides.

Em situações assim, exames simples podem direcionar o casal: vale a pena continuar tentando naturalmente ou devo recorrer a algum tipo de tratamento?

Porque o tempo é fundamental para a mulher que quer engravidar?

Infelizmente é verdade, do ponto de vista reprodutivo a mulher sofre mais com o passar do tempo do que os homens. Isso porque a mulher já nasce com todos os seus óvulos prontos.

Eles vão apenas diminuindo com o passar dos anos, desde a infância as mulheres já estão perdendo sua reserva ovariana.

Além disso, os óvulos vão sofrendo com o efeito do tempo, assim como todas as células do nosso corpo. Após os 30-35 anos esse efeito torna-se mais pronunciado, e começa a diminuir o potencial que cada óvulo tem de virar um bebê.

Os homens sofrem bem menos com o passar dos anos, porque seus espermatozoides são constantemente produzidos ao longo de toda a vida. Eles não envelhecem da mesma forma que os óvulos.


Como é a primeira consulta de reprodução?

Na primeira consulta na clínica de fertilidade, o médico especializado em Reprodução Humana vai fazer várias perguntas e ouvir sua história. Detalhes como frequência e época que o casal tem relações sexuais podem ser a causa da dificuldade.

Tudo deve ser questionado e ouvido com calma. Conforme a necessidade de cada pessoa ou casal serão solicitados exames para permitir entender o que está acontecendo com você. A partir daí, será feito um planejamento exclusivo para você.

Esse processo é importante, pois permite um direcionamento do tratamento. Não adianta recorrer a uma lista longa de exames se eles não se aplicam a sua realidade.

Na medicina não existe “receita de bolo” e para não se perder tempo é necessário perfeito entrosamento entre médico e paciente: o objetivo na reprodução é atingir o nascimento de uma criança saudável no menor espaço de tempo e com o menor desgaste possível. Por isso a escolha do seu médico é tão importante.

Atualmente, é possível o teleatendimento, uma modalidade que encurta distâncias e te traz a possibilidade de acesso aos melhores profissionais, estejam eles onde esti