Clínica de fertilidade: 5 dicas para escolher a melhor


Contar com uma clínica de fertilidade confiável e atenciosa faz toda a diferença para o processo do tratamento até chegar na gestação. Neste texto, contamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Buscar o auxílio de uma clínica de fertilidade pode ser a solução e saiba que você não está sozinha. No Brasil a cada 5 casais que desejam ter um filho 1 deles encontrará dificuldade para alcançar uma gestação por meios naturais. No mundo, temos cerca 60 milhões de casais com dificuldade para engravidar.


Quando procurar ajuda?

De cada 10 casais que resolvem ter um filho, 8 deles conseguem engravidar em até 1 ano tendo relações desprotegidas no período fértil. Se você ou sua parceira tem menos de 35 anos e já faz mais de um ano que vocês estão tentando, vale a pena ouvir a opinião de um especialista.

Existem outras situações que é importante uma avaliação especializada ainda antes. Por exemplo, quando a mulher já tem mais de 35 anos, cada ano conta. Uma avaliação médica pode ser importante desde o começo. Isso porque tem algumas situações que tornam muito difícil engravidar naturalmente: por exemplo, quando as trompas estão obstruídas ou quando há poucos espermatozoides. Em situações assim, exames simples podem direcionar o casal: vale a pena continuar tentando naturalmente ou devo recorrer a algum tipo de tratamento?


Porque o tempo é fundamental para a mulher que quer engravidar?

Infelizmente é verdade, do ponto de vista reprodutivo a mulher sofre mais com o passar do tempo do que os homens... Isso porque a mulher já nasce com todos os seus óvulos prontos. Eles vão apenas diminuindo com o passar dos anos, desde a infância as mulheres já estão perdendo sua reserva ovariana. Além disso, os óvulos vão sofrendo com o efeito do tempo assim como todas as células do nosso corpo. Após os 30-35 anos esse efeito torna-se mais pronunciado, e começa a diminuir o potencial que cada óvulo tem de virar um bebê.

Os homens sofrem bem menos com o passar dos anos, porque seus espermatozoides são constantemente produzidos ao longo de toda a vida. Eles não envelhecem da mesma forma que os óvulos.


Como é a primeira consulta de reprodução?

O médico especializado em Reprodução Humana vai fazer várias perguntas e ouvir sua história. Detalhes como frequência e época que o casal tem relações sexuais podem ser a causa da dificuldade. Tudo deve ser questionado e ouvido com calma. Conforme a necessidade de cada pessoa ou casal serão solicitados exames para permitir entender o que está acontecendo com você. A partir daí será feito um planejamento exclusivo para você.

Esse processo é importante, pois permite um direcionamento do tratamento. Não adianta recorrer a uma lista longa de exames se eles não se aplicam a sua realidade. Na medicina não existe “receita de bolo” e para não se perder tempo é necessário perfeito entrosamento entre médico e paciente: o objetivo na reprodução é atingir o nascimento de uma criança saudável no menor espaço de tempo e com o menor desgaste possível.

Por isso a escolha do seu médico é tão importante,.

Hoje em dia é possível o tele atendimento, uma modalidade que encurta distâncias e te traz a possibilidade de acesso aos melhores profissionais, estejam eles onde estiverem. Mas é importante ressaltar, consulta por vídeo é muito diferente de consulta em massa. Fuja dos profissionais que te entregam uma lista de exames “mínima” antes mesmo de falar com você.


Como escolher seu médico?

A escolha do médico deve ser baseada na sua formação e na empatia também. É essencial que o médico tenha uma boa formação: veja seu currículo, qual foi sua trajetória, qual sua especialização. Aqueles médicos que se dedicaram à ciência costumam ter um olhar mais crítico, se deixando levar menos facilmente pelo “mercado”. Isso pode ser importante na hora de ter de pesar o benefício de novos tratamentos para você, otimizando o gasto do seu dinheiro.

Outro aspecto importante é a empatia: você se sente confiante e à vontade ao conversar com seu médico? Ele é acessível e compreende suas dúvidas e ansiedades? Esse ponto é difícil de saber de ante mão, geralmente só é possível ter certeza após a primeira consulta. Mas tente saber de outras pacientes o que acharam deste profissional, será aquilo que você está buscando?


5 dicas para escolher a melhor clínica de fertilidade


Desta forma, escolher a clínica de fertilidade ideal é uma tarefa que merece cuidado. Afinal de contas, é comum que os tratamentos durem meses. Você precisará ter a certeza de que aquela clínica é de confiança e que vai realizar os procedimentos da melhor forma.

Mesmo que mereça cuidado, essa escolha pode ser realizada de forma simples. Basta que você siga algumas etapas. Veja a seguir.


1. Peça indicações


Você conhece outras pessoas que passaram por tratamentos de fertilidade? Se sim, é uma ótima opção conversar com elas.

Elas poderão te indicar uma boa clínica de fertilidade. Também vão conseguir transmitir experiências e dicas que podem facilitar a sua escolha.

Caso não conheça, procure em grupos fechados de discussão nas redes sociais. Este é um local que muitas pessoas se sentem à vontade para se abrir e contar sobre suas experiências.

Acesse ainda as redes sociais da clínica. Nesse espaço, os usuários costumam ser bastante sinceros sobre o que pensam das empresas.

Ou seja, no Facebook, Instagram ou outro meio social, você vai encontrar opiniões em que basear sua decisão. É importante que a clínica seja bem avaliada e citada como atenciosa e confiável.


2. Pesquise sobre a clínica na internet


Sem dúvida, a internet é hoje uma poderosa aliada na hora de contratar qualquer serviço. Aproveite do meio on-line para conhecer mais sobre as opções de clínica que você tem.

Uma dica é pesquisar pela clínica no Google. Nos resultados, você vai encontrar mais informações sobre o espaço e o que os clientes acham dela. Não fique restrito à sua cidade ou região, às vezes as diferenças nos valores e facilidades no tratamento compensam uma longa distância e até mesmo as viagens.


3. Conheça o corpo médico da clínica

Outra pesquisa que você pode realizar é sobre quem faz parte da equipe médica que vai lhe atender. Os profissionais do espaço são capacitados e especializados?

Conhecer o corpo médico vai te ajudar a ter mais confiança nos serviços que eles vão prestar.

Além disso, ao conversar com os especialistas da clínica, perceba se eles têm transparência. Infelizmente, o sucesso dos tratamentos não é 100% garantido. Se o médico disser o contrário, preocupe-se.


4. Acolhimento


Como paciente, você deve buscar por uma clínica que se preocupa também com o seu emocional. Os tratamentos podem ser bem demorados e acompanhados de muitas frustrações e incertezas. Nesse momento o acolhimento é essencial. Procure saber como é o acesso à clínica durante o tratamento, como são passadas as informações sobre o tratamento e qual suporte é oferecido em um momento ruim, quando por exemplo, no caso de um negativo. Há apoio psicológico? Como é o acesso?


5. Valores do procedimento


Claro que também é importante saber quanto o tratamento proposto vai custar. Assim, você poderá planejar sua vida financeira e terá tranquilidade na hora de arcar com tudo. Então, entenda o quanto será cobrado pela clínica, quando e como os valores poderão ser pagos.

Além disse, verifique a existência de pacotes e programas para a realização de mais de um procedimento. É comum ter que repetir o processo algumas vezes até atingir a gravidez. É necessário um planejamento maior do que apenas mergulhar em um tratamento.

Tem mais dúvidas sobre o assunto? Entre no nosso grupo do Facebook e faça uma pergunta para nossos médicos! Basta adicionar #respondedr à sua pergunta.

Dúvidas 

WhatsApp (16) 99644 9535

Agendamentos

Voz e WhasApp (16) 3916 2077

                         (16) 99276 9801

  • SEMEAR WhatsApp
  • SEMEAR Grupo Fechado Facebook

SEMEAR Facebook

Grupo Fechado

Conheça mais sobre nosso trabalho.

  • @semearfertilidade
  • #semearfertilidade
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Spotify
Responsável técnico médico:  Carolina Nastri CRM-SP:104.808

© 2020 por SEMEAR fertilidade.