Endometriose e gravidez: entenda as opções de tratamento
Após ouvir o diagnóstico do médico a maioria das mulheres se questiona: mas afinal, endometriose, o que é?
A resposta é simples, é uma situação na qual o tecido que deveria crescer apenas no interior do útero com o objetivo de servir de base para a implantação do embrião passa a crescer em outros locais.

Esta é uma das causas mais comuns de infertilidade, sendo extremamente provável em uma pessoa que, além da dificuldade para engravidar, apresente dor pélvica crônica. É uma síndrome complexa que envolve um processo crônico de inflamação depende de estrogênio e acomete principalmente os tecidos pélvicos como: peritônio, bexiga, intestino e ovários [1].
E qual o melhor tratamento para a endometriose?
A endometriose não tem cura, o que fazemos é tratar os sintomas. Os principais problemas a serem resolvidos são: dor, obstruções e infertilidade.
DOR
A dor pode ser apenas no período menstrual ou pode também iniciar alguns dias antes da menstruação. Pode também aparecer apenas durante as relações sexuais. Quando a bexiga ou o intestino estão acometidos pode-se sentir dor para urinar e/ou evacuar. Diarreia ou constipação também podem aparecer no período menstrual.
OBSTRUÇÕES
Algumas lesões podem obstruir órgãos como intestino ou ureter podendo causar problemas graves.