Antes da punção dos folículos, é necessário usar medicações? Entenda como funciona o preparo da FIV
- SEMEAR fertilidade
- 11 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de jun.
A fertilização in vitro (FIV) é um tratamento que envolve várias etapas importantes — e uma das dúvidas mais comuns é sobre o uso de medicamentos hormonais. Afinal, por que usamos essas injeções? Quando elas devem ser iniciadas?
Apesar de ser possível fazer um ciclo de FIV sem usar medicamentos, a taxa de sucesso do tratamento fica muito baixa (<5%). Temos 3 tipos de medicamentos que são muito importantes para maximizar a chance de sucesso do tratamento.

Medicamentos para elevar o FSH
(hormônio estimulador do folículo): geralmente FSH injetável, mas também a medicamentos orais (como clomifeno e letrozol) que atuam estimulando a liberação de mais FSH pela hipófise. Ter níveis elevados de FSH é fundamental para permitir o crescimento de vários folículos simultaneamente. Com mais folículos, teremos mais chance de conseguir mais óvulos e quanto maior o número de óvulos obtidos, melhor será a chance de sucesso.
Medicamentos para evitar que a mulher ovule antes da punção
Atualmente temos 4 classes de medicamentos com essa função. Progestágenos (como desogestrel ou duphaston), Antiestrogênicos (como clomifeno e letrozol), Antagonistas de GnRH (como orgalutran) e Agonistas de GnRH (como Lectrum).
Medicamentos para desencadear a ovulação
Sem a realização desta etapa, o mais provável é que não se consiga obter óvulos dos folículos, pois os mesmos ficam presos em sua parede. Esta etapa é fundamental para permitir que os óvulos sejam aspirados durante a punção. É realizada usualmente entre 32h e 40h antes da punção, podendo usar hCG (choriomon ou ovidrel) e agonistas de GnRH (como gonapeptyl daily)
Possíveis efeitos colaterais das medicações
Algumas pacientes podem relatar:
Inchaço abdominal
Sensibilidade nos ovários
Oscilações de humor
Retenção de líquidos
Tudo é monitorado de perto pela equipe médica para garantir segurança e bem-estar.

Conclusão
O uso de medicações permite que mais folículos cresçam simultaneamente, com mais óvulos teremos mais chance de sucesso no tratamento.
Na SEMEAR, todo o protocolo é cuidadosamente individualizado para oferecer o melhor resultado possível com o menor desconforto.
Comments