Muitas mulheres se perguntam se, após um ciclo de estimulação hormonal para fertilização in vitro (FIV), suas chances de engravidar naturalmente aumentam. A resposta para essa dúvida envolve entender como o corpo se comporta após o tratamento.
Como funcionam os ciclos reprodutivos após a estimulação hormonal?
Cada ciclo menstrual é único e depende de um novo recrutamento de folículos.
Após a estimulação ovariana, os hormônios administrados durante o tratamento deixam de estar ativos no organismo logo após a menstruação.
Assim, no ciclo seguinte, o corpo volta ao seu funcionamento habitual, permitindo que um novo folículo seja recrutado para ovular, como ocorre naturalmente.
Converse com um especialista!
A estimulação ovariana em ciclos de FIV não altera a probabilidade de concepção natural nos ciclos subsequentes. Quando ocorre uma gravidez após tratamentos, isso está ligado à predisposição natural do organismo e não aos hormônios utilizados no ciclo anterior, seu corpo continua apto para engravidar naturalmente, desde que as condições ideais estejam presentes. É sempre importante consultar seu médico para entender melhor as suas possibilidades e manter a esperança viva!
Comments