Por que um embrião euploide pode não implantar e gerar um resultado negativo?
- SEMEAR fertilidade
- 2 de abr.
- 1 min de leitura
Na fertilização in vitro (FIV), um dos momentos mais aguardados é o teste de gravidez após a transferência do embrião. Porém, mesmo quando se transfere um embrião de excelente qualidade, que passou por testes genéticos e foi classificado como euploide, a gravidez nem sempre acontece.
A taxa de implantação de um embrião euploide gira em torno de 40-60%, ou seja, aproximadamente metade dos embriões colocados no útero não resultam em gestação. Mas por quê?

Fatores que Podem Impedir a Implantação do Embrião
Embrião sair da cavidade uterina após a transferência
Apesar do embrião ser colocado na cavidade uterino, o mesmo pode se deslocar, principalmente quando há contrações uterinas, podem ir para as trompas, colo uterino e mesmo vagina. Esses locais dificultam a implantação e mesmo assim, estima-se que de cada 100 gestações, uma seja fora da cavidade uterina (também chamada de gestação ectópica), o que sugere que uma proporção bem maior dos embriões colocados dentro do útero acabam se deslocando.
Interação Embrião x Endométrio
A implantação depende de uma adequada interação entre o embrião e o útero, o que por sua vez depende de níveis hormonais e relação imunológica. Se algo prejudicar essa interação, a implantação pode falhar.

VEJA MAIS: É possível transferir os embriões no mesmo ciclo? #respondedr
Conclusão
Mesmo com um embrião com número correto de cromossomos, a implantação pode falhar devido a vários motivos.
Converse com um especialista em reprodução assistida, para ajustar suas expectativas, verificar quais as indicações para o seu tratamento e o que pode ser feito para se tentar melhorar a chance de sucesso da FIV.
Comments