A biópsia embrionária associado com a análise genética é um recurso valioso na reprodução assistida. Quando um embrião tem resultado alterado no teste genético (aneuplóide), surge uma dúvida comum: qual é a chance dos outros embriões congelados também serem alterados?
Aneuploidia é uma alteração genética caracterizada por um número anormal de cromossomos no embrião. A idade da mulher é o principal fator que influencia a qualidade genética dos óvulos e, consequentemente, dos embriões.
Tendência que varia de acordo com a idade
Se um embrião é diagnosticado como aneuploide, a chance de outros embriões congelados também apresentarem essa condição vai depender diretamente da idade da mulher no momento da coleta dos óvulos.
≤ 34 anos: aproximadamente 25%.
35-37 anos: aproximadamente 35%
38-40 anos: aproximadamente 50%
41-42 anos: aproximadamente 75%
≥ 43 anos: aproximadamente 85%
Se um embrião foi identificado como aneuplóide, há uma boa probabilidade que alguns dos embriões congelados também sejam aneuplóides, principalmente quando provenientes de óvulos obtidos de mulheres mais de 38-40 anos. Busque sempre o aconselhamento de especialistas em reprodução assistida para esclarecer suas dúvidas.
Comments