A fertilidade é um tema delicado que pode gerar dúvidas em diversas situações, especialmente para pessoas que nunca tiveram relações sexuais. Será que é possível realizar tratamentos de reprodução assistida em pessoas que nunca tiveram relação sexual? A resposta é sim, mas existem considerações importantes que precisam ser avaliadas para garantir o sucesso e o conforto durante o processo.
Como funciona os procedimentos padrão?
A melhor forma de avaliar os ovários e, principalmente, os folículos ovarianos é pela ultrassonografia transvaginal; um exame onde uma sonda com 2-4 centímetros de diâmetro é introduzida no interior da vagina para obter imagens do útero e ovários. Caso a pessoa nunca tenha tido relação sexual, o hímen ainda estará íntegro e provavelmente se romperá com o exame de ultrassonografia transvaginal.
Além da ultrassonografia transvaginal, temos mais dois outros procedimentos realizados pela vagina que podem romper o hímen:
• A punção ovariana, procedimento utilizado para coletar os óvulos, também é realizada com auxílio de ultrassonografia transvaginal, mas nesse caso ainda é necessário acoplar um guia e uma agulha para realizar a punção.
• A transferência de embriões, procedimento no qual o embrião é colocado dentro do útero. Para realizar este procedimento é necessário o uso de um espéculo vaginal para se poder visualizar a entrada do útero, permitindo introduzir o cateter com os embriões em seu interior.
A FIV é sim uma possibilidade!
O tratamento de fertilidade é uma possibilidade para pessoas que nunca tiveram relações sexuais, sendo que haverá ruptura do hímen. Procure um especialista em reprodução assistida para discutir as melhores abordagens e garantir um tratamento personalizado.
Comments