Após a punção ovariana e coleta do sêmen quanto tempo demora para a implantação? Esses gametas podem ser fertilizados pela FIV convencional, onde o óvulo e os espermatozoides são colocados juntos, ou pela técnica de ICSI, onde um espermatozoide é injetado diretamente no óvulo. No dia seguinte à fertilização, já é possível verificar se o óvulo foi fertilizado, iniciando a formação do embrião.

Estágios do embrião
No segundo dia após a fertilização, ele começa a se dividir em células. No terceiro dia, o embrião costuma ter de 6 a 8 células, e nesse estágio, conhecido como estágio de clivagem, é possível avaliar sua qualidade morfológica. No quarto dia, o embrião atinge o estágio de mórula, e entre o quinto e o sétimo dia, ele chega ao estágio de blastocisto, onde apresenta mais de 100 células e uma estrutura característica.

Qual é o Melhor Dia para Transferir o Embrião?
A transferência, ou implantação, em estágio de blastocisto é mais vantajosa, pois permite uma maior seleção do embrião. Muitos embriões que seriam transferidos em estágio de clivagem acabam não se desenvolvendo até o estágio de blastocisto. Ao transferir apenas os embriões que atingiram o estágio de blastocisto, evita-se transferir estes embriões, evitando gastos e perda de tempo relacionados à transferência destes embriões que não teriam chance de resultar em um nascimento.
Outra vantagem de se aguardar o estágio de blastocisto é que a biópsia e análise genética desses embriões é mais confiável.

Desta forma, em geral sugere-se congelar exclusivamente os embriões que atingiram o estágio de blastocisto.
No caso de transferência de embriões frescos, alguns dias após a punção, eventualmente pode ser melhor transferir antes (2 a 3 dias após a punção) para a paciente ficar menos tempo fora de suas atividades.
Opmerkingen