Contagem de Folículos Antrais: Tem que Estar Menstruada para o Exame?
- SEMEAR fertilidade
- 8 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de set.
Uma dúvida muito comum para mulheres que estão na jornada da fertilidade é sobre a preparação para exames importantes, como a contagem de folículos. A pergunta "Para fazer a contagem do folículo tem que estar menstruada?" é frequente, e na SEMEAR fertilidade 💛, queremos esclarecer essa questão para que você possa se programar com tranquilidade.

O Que é a Contagem de Folículos Antrais (CFA)?
A CFA (Contagem de Folículos Antrais) é um dos fatores mais importantes, junto com a idade, para estimar a reserva ovariana e a chance de sucesso de um tratamento de Fertilização In Vitro (FIV). Folículos antrais são pequenas estruturas nos ovários que contêm os óvulos e são a base para a resposta ovariana à estimulação.
Quando a Contagem de Folículos Pode Ser Realizada?
Muitos serviços sugerem que esta contagem seja realizada no início do ciclo menstrual, entre o 2º e o 5º dia. Nessa fase, os folículos apresentam um tamanho mais homogêneo, o que facilita a identificação e a contagem precisa.
Entretanto, é fundamental saber que a contagem também pode ser feita em outras fases do ciclo. Embora os folículos possam estar em tamanhos diferentes, isso não interfere na interpretação da reserva ovariana e pode ser mais cômodo para a paciente. A capacidade do médico especialista de identificar e contar os folículos é o que garante a precisão do exame.

Em Resumo: O Mais Importante é a Avaliação
Resumidamente, apesar de a contagem ser mais fácil de realizar no início do ciclo menstrual, com a mulher menstruada, ela pode ser realizada a qualquer momento do ciclo, sem prejuízo para a avaliação da reserva ovariana.
A nossa missão na SEMEAR fertilidade 💛 é garantir que você tenha um diagnóstico preciso e um plano de tratamento personalizado, feito com o máximo de cuidado e ciência, independentemente do momento do seu ciclo.
Comentários