top of page

Qual teste de gravidez escolher: qualitativo, quantitativo, seriado, de sangue ou de urina?


A menstruação atrasou? A solução é fazer um teste de gravidez.

O que o teste de gravidez avalia de fato:


O hormônio coriônico humano (hCG) é um hormônio produzido pela placenta da mulher grávida. Logo cedo na gravidez, o nível de hCG aumenta no sangue, sendo eliminado pela urina. Por isso, os testes de gravidez podem ser aplicados no sangue ou na urina.


Durante as primeiras semanas da gravidez o hCG é importante na manutenção da função do corpo lúteo. A sua produção aumenta constantemente durante as 8-10 primeiras semanas da gravidez, atingindo seu pico por volta da 10ª semana de gravidez. O nível de hCG desce lentamente durante toda a gravidez, não sendo mais identificado em algumas semanas após o parto.


Quantitativo ou qualitativo?


Existem basicamente dois tipos de testes, aqueles que falam apenas se o resultado é positivo ou negativo (teste quantitativo) e aqueles que te mostram um valor no resultado (teste quantitativo).


O teste pode também ser aplicado na urina ou no sangue. A grande vantagem do teste de urina é que ele é mais simples e rápido de ser feito, pode ser comprado em qualquer farmácia e feito em casa mesmo, com resultado pronto em alguns minutos. Os testes de urina podem também ser quantitativos, mas nesses casos eles informam apenas quantas semanas espera-se que a gravidez tenha: 1-2 semanas, 2-3 semanas ou +3 semanas.

Teste de gravidez, semear, semearfertilidade, fiv, fertilização, inseminação
A alegria do teste positivo

Testes quantitativos


Se você está procurando mais informação que isso, é necessário fazer uma dosagem quantitativa de hCG no sangue. Este teste não sai tão rápido, mas traz bastante informação. Em geral, é necessário que um médico te ajude a interpretar o valor obtido em vista dos seus sintomas e quadro clínico. De uma forma geral, considera-se que um teste com menos de 5mUI/mL seja negativo e, quando este valor está acima de 25 mUI/mL, o resultado seja positivo.


Mas veja que temos uma zona cinzenta no meio do caminho, entre 6 e 24 mUI/mL. Quanto o resultado está nesta área é necessário interpretar outras informações, como o tempo de amenorreia – ou tempo do atraso menstrual. Muitas vezes os médicos optam por realizar dosagem seriada para avaliar o que está acontecendo.


Nesta fase inicial, é esperado que o valor do hCG dobre a cada 48 horas. Mas lembre-se, essa regra só serve para as gestações iniciais, depois de um tempo o hCG não sobe mais na mesma velocidade.


Porque fazer hCG seriado?


A dosagem seriada do hCG serve para avaliar se uma gestação está evoluindo dentro do previsto. Caso não esteja, não há muito nesta fase que se possa fazer para reverter o caso, pois em geral o que causa esta situação é o próprio embrião não estar evoluindo adequadamente para poder virar um bebê. Se este for o caso, progesterona extra ou repouso não vão ajudar. Sendo assim, esta não é uma situação que se tenha pressa em diagnosticar.


A dosagem seriada de hCG pode trazer muita angustia e preocupação desnecessária dentro de uma gestação normal. Pergunte para seu médico se há indicação deste exame para seu caso, ouça sua resposta.


No entanto, temos uma outra situação que é muito importante de ser diagnosticada precocemente: gestação ectópica. Mas o que é isso? Uma gestação ectópica é quando o embrião não está desenvolvendo dentro do seu lugar tópico e habitual: a cavidade uterina.


Algumas vezes, o embrião implanta e inicia seu desenvolvimento em um lugar inapropriado, como a trompa, região cornual do útero ou até mesmo no colo. Nesses casos, uma das primeiras coisas a ser percebida é uma curva de aumento de hCG mais lenta que o esperado. O embrião em um local inapropriado muitas vezes não recebe o suporte esperado para seu desenvolvimento, crescendo assim de forma mais lenta.


O seu médico saberá quando suspeitar desta situação. Nesse caso é importante saber em que nível de hCG espera-se encontrar um embrião dentro do útero e, na sua ausência, o embrião deverá ser procurado em outro local.


Essa situação é potencialmente grave porque, se o embrião continuar crescendo, ele vai romper a estrutura no seu entorno, pois apenas o útero é capaz de se adaptar ao crescimento de um bebê. O risco é desta estrutura romper causando sangramento interno. Dependendo da posição da implantação, esse sangramento pode ser muito intenso e colocar a vida da futura mãe em risco.

O que eu preciso para colher uma amostra para ser testada?


Se for realizado teste de sangue, não há preparo especial. O teste pode ser feito a qualquer horário do dia e não necessita jejum.


Para a coleta de urina é necessário ter alguns cuidados. Como a urina contém apenas um filtrado do hCG no sague, é importante que ela não esteja muito diluída para que o resultado seja mais sensível. Por isso recomenda-se realizar o teste na primeira urina do dia, esta é a urina mais concentrada que produzimos.

É possível ter um teste de gravidez negativo e ainda assim estar grávida?


Os testes de urina podem dar um resultado falso negativo nos casos em que a urina esteja muito diluída ou quando o teste é realizado muito precocemente. Alguns medicamentos, como anti-histamínicos (prometazina) e diuréticos podem também estar associados a resultados falso-negativos.

E o contrário, é possível ter um teste de gravidez positivo e não estar grávida?


Um teste de gravidez falso positivo pode acontecer, no entanto são situações bastante raras. A presença de proteína ou sangue na urina pode fazer o teste acusar a presença de hCG erroneamente. O excesso de produção de gonadotrofinas, como acontece na menopausa, também pode “confundir” o teste dando um resultado falso-positivo. Nestas situações basta repetir o teste com uma outra metodologia.

Encontrou o que estava procurando? Caso ainda tenha dúvidas mande sua pergunta pelo Facebook ou Instagram, junto com #respondedr. Sua pergunta será então respondida nos grupos.
1.541 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page