Qual teste de gravidez escolher: qualitativo, quantitativo, seriado, de sangue ou de urina?
A menstruação atrasou? A solução é fazer um teste de gravidez.
O que o teste de gravidez avalia de fato:
O hormônio coriônico humano (hCG) é um hormônio produzido pela placenta da mulher grávida. Logo cedo na gravidez, o nível de hCG aumenta no sangue, sendo eliminado pela urina. Por isso, os testes de gravidez podem ser aplicados no sangue ou na urina.
Durante as primeiras semanas da gravidez o hCG é importante na manutenção da função do corpo lúteo. A sua produção aumenta constantemente durante as 8-10 primeiras semanas da gravidez, atingindo seu pico por volta da 10ª semana de gravidez. O nível de hCG desce lentamente durante toda a gravidez, não sendo mais identificado em algumas semanas após o parto.
Quantitativo ou qualitativo?
Existem basicamente dois tipos de testes, aqueles que falam apenas se o resultado é positivo ou negativo (teste quantitativo) e aqueles que te mostram um valor no resultado (teste quantitativo).
O teste pode também ser aplicado na urina ou no sangue. A grande vantagem do teste de urina é que ele é mais simples e rápido de ser feito, pode ser comprado em qualquer farmácia e feito em casa mesmo, com resultado pronto em alguns minutos. Os testes de urina podem também ser quantitativos, mas nesses casos eles informam apenas quantas semanas espera-se que a gravidez tenha: 1-2 semanas, 2-3 semanas ou +3 semanas.
