Qual o impacto físico e emocional em um processo de FIV?
- SEMEAR fertilidade

- 16 de jan.
- 1 min de leitura
Olá! 💛
Uma das maiores preocupações de quem está na jornada da Fertilização in Vitro (FIV) é a seguinte: "Se eu estiver ansiosa ou estressada, o tratamento pode não dar certo?"
Na SEMEAR fertilidade, é fundamental que você saiba a verdade, para não carregar a culpa de algo que não está sob seu controle.

O Estresse não Afeta a Implantação
A boa notícia é que não há uma ligação comprovada entre o estresse e a ansiedade e as taxas de sucesso da implantação do embrião.
O motivo é que o ciclo da FIV é fortemente controlado por medicamentos que se sobrepõem às flutuações hormonais naturais do corpo. O estresse é uma consequência natural da infertilidade e do tratamento, não a causa da falha.
O Impacto do Emocional é Indireto
A influência e impacto do estado emocional é mais indireta, mas afeta a jornada do paciente de outras formas:
Adesão ao Tratamento: O estresse pode interferir na disciplina com os horários das medicações.
Tomada de Decisão: O esgotamento emocional pode levar à desistência prematura do tratamento.
Qualidade de Vida: O bem-estar geral do indivíduo e do casal é o mais impactado durante o processo.

Portanto, o objetivo de cuidar da sua saúde emocional não deve ser a obrigação de "relaxar para dar certo", o que pode gerar mais culpa. O foco deve ser a busca por bem-estar para tornar o processo mais saudável e sustentável. Buscar apoio profissional e adotar práticas de autocuidado são atitudes valiosas para a jornada em si, não para o resultado biológico.











Comentários