top of page

Quais os problemas de saúde que dificultam a gravidez?

De cada 5 casais que tentam engravidar 1 vai encontrar dificuldades. Essas dificuldades podem ser causadas por problemas no homem, na mulher ou em ambos.


mulher preocupada com teste de gravidez na mão

E não é raro acontecer de não ser identificada uma causa precisa para justificar a dificuldade, ficando essa situação chamada de “infertilidade sem causa APARENTE”. Todo casal com dificuldade para engravidar deve ser investigado como um conjunto, para que se chegue no melhor diagnóstico e plano terapêutico em cada caso.


Casal conversando com o médico

Existem alguns problemas gerais de saúde que podem trazer a infertilidade como consequência, veja alguns abaixo:


- Alterações no funcionamento dos ovários, que podem ir desde anovulação até a menopausa.

- Desbalanços hormonais, podendo ocorrer devido a funcionamento inadequado de algumas glândulas, como tireoide e hipófise. Isso pode ocorrer tanto com mulheres, como com homens!

- Dificuldade na produção de espermatozoides devido a doenças, alterações genéticas ou até uso de medicamentos e suplementos alimentares.

- Dilatação ou obstrução das trompas devido a infecções, endometriose ou cirurgia, entre outras causas.


médica analisando tireóide da paciente

Se você está tentando já engravidar há alguns meses ou acredita que terá dificuldade por alguma razão, procure um médico especializado em reprodução humana para se aconselhar.

Lembre-se que o tempo não volta, uma conversa com o especialista ou uma simples investigação inicial pode fazer toda a diferença para sua família.

105 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page