Os Óvulos Congelados Envelhecem ou Perdem a Qualidade?
- SEMEAR fertilidade
- há 4 dias
- 2 min de leitura
Essa é uma dúvida muito importante e comum para quem considera o congelamento de óvulos como parte do planejamento familiar. A boa notícia é que não, os óvulos congelados não envelhecem nem perdem a qualidade com o tempo de armazenamento.

Essa é uma das maiores vantagens da criopreservação.
Como a Vitrificação Funciona?
O processo de congelamento de óvulos, chamado de vitrificação, é ultrarrápido e submete o óvulo a temperaturas de -196°C em segundos. Essa técnica impede a formação de cristais de gelo, que poderiam danificar a célula, e paralisa completamente o metabolismo e qualquer atividade biológica.
É como se o tempo fosse "pausado" para aquele óvulo.
Portanto, um óvulo armazenado por 5, 10 ou 15 anos estará em um estado biologicamente idêntico ao do dia em que foi congelado.
O Que Realmente Define a Qualidade e o Sucesso?
A qualidade e o potencial de um óvulo congelado não dependem do tempo de armazenamento, mas sim de dois fatores principais:
A Idade da Mulher NO MOMENTO do Congelamento: Este é o fator mais importante. A qualidade do óvulo é "travada" na idade em que a mulher o congelou. Por exemplo, um óvulo congelado aos 30 anos sempre terá o potencial de um óvulo de 30 anos, mesmo que seja utilizado quando a mulher tiver 42.
O Processo de Congelamento e Descongelamento: A capacidade do óvulo de suportar o congelamento e o descongelamento é um fator técnico que pode influenciar o sucesso. No entanto, as técnicas modernas são muito seguras e minimizam os riscos.

Comentários