Tenho 36 anos: é muito arriscado fazer FIV ou o risco aumenta só após os 40? Entenda o impacto da Idade na FIV
- SEMEAR fertilidade
- 22 de mai.
- 2 min de leitura
Uma dúvida bastante comum especialmente entre mulheres que estão se aproximando dos 40 anos e começam a considerar a fertilização in vitro (FIV) é, qual o impacto da idade na FIV? A verdade é que a idade indicada para optar pela FIV varia conforme o diagnóstico e a indicação médica, mas em geral, quanto mais cedo, maiores as chances de sucesso.
Existe uma idade certa para fazer FIV?
Tecnicamente, após completar 18 anos, não existe uma idade mínima para fazer FIV — seja por opção pessoal ou indicação médica (caso haja diagnóstico de infertilidade masculina, endometriose, baixa reserva ovariana, entre outros).
No caso de uma mulher com 36 anos, se o diagnóstico já aponta para a necessidade da FIV, postergar o tratamento pode reduzir as chances de sucesso.

Por que a idade impacta tanto?
A qualidade dos óvulos diminui com o tempo. Isso significa que:
Aos 36 anos, cerca de 30% dos embriões formados tendem a apresentar alterações genéticas.
Aos 40 anos, esse número sobe para 50%.
Ou seja, se você formar 10 embriões aos 36 anos, em média, 3 podem ter alterações genéticas. Aos 40, esse número sobe para 5. Isso reduz as chances de implantação e de uma gestação saudável, mesmo com a FIV.

Atrasar é arriscado?
Sim, especialmente quando já há um diagnóstico de infertilidade ou uma condição médica que sugira FIV. Aguardar pode significar menor reserva ovariana, menor qualidade dos óvulos e, consequentemente, menores taxas de sucesso no tratamento.
Conclusão
36 anos não é uma idade contra indicativa para FIV, assim como 40 anos, porém quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhores as chances de sucesso, o mais importante é ter um diagnóstico claro e uma avaliação individualizada, para entender e ajustar as expectativas quanto ao tratamento.
Komentar