Muitas pessoas que passam pelo processo de fertilização in vitro (FIV) ou estão tentando engravidar têm a mesma dúvida: é possível saber qual o sexo do bebê antes do nascimento?
Neste artigo, você vai descobrir como identificar o sexo do bebê antes do nascimento antes do nascimento e entender como funciona a análise genética do embrião, em casos de tratamentos de FIV.
Como descobrir o sexo do bebê antes da transferência?
Durante o processo de FIV, o sexo do embrião não pode ser determinado apenas pela sua aparência ao ser avaliado no microscópio, pois não há diferenças no formato de embriões masculinos e femininos. A única maneira de identificar o sexo do embrião é por meio da análise genética, que é indicada para rastrear alterações cromossômicas, frequentemente relacionados com a idade da mulher que produziu os óvulos e/ou para identificar condições genéticas hereditárias. Ao realizar este exame, saberemos o número de cromossomos do embrião e também quais são os cromossomos sexuais:
XX: embrião feminino
XY: embrião masculino
Entretanto, de acordo com a RESOLUÇÃO CFM Nº 2.320/2022, “As técnicas de reprodução assistida não podem ser aplicadas com a intenção de selecionar o sexo (presença ou ausência de cromossomo Y) ou qualquer outra característica biológica da criança, exceto para evitar doenças no possível descendente”. Desta forma, não é permitido realizar reprodução assistida com o objetivo de selecionar o sexo do bebê, exceto nos casos de doença genéticas ligadas ao cromossomo X e/ou Y.
Como descobrir o sexo do bebê durante a gravidez?
Para quem já está grávida, há outros métodos para se descobrir o sexo do bebê. As opções mais comuns incluem:
Exame de sexagem fetal: Esse exame genético permite identificar o sexo do bebê a partir da coleta de sangue da gestante, geralmente após a 8ª semana de gravidez.
Exame do líquido amniótico ou tecido placentário: Procedimentos como a amniocentese ou a biópsia de vilo corial podem determinar o sexo do bebê, além de fornecer informações sobre possíveis condições genéticas.
Ultrassonografia: A partir da 13ª semana de gestação, é possível identificar o sexo do bebê, caso não haja dificuldades técnicas causadas pela posição fetal, obesidade da gestante, presença de miomas, etc.
Se você deseja entender melhor os métodos de análise genética ou precisa de informações sobre tratamentos de fertilização in vitro, entre em contato com a SEMEAR fertilidade. Nossa equipe está aqui para guiá-lo em cada passo da sua jornada.
Comments