top of page

Qual a Importância da Espessura do Endométrio para a Transferência de Embriões?

  • Foto do escritor: SEMEAR fertilidade
    SEMEAR fertilidade
  • 15 de ago
  • 2 min de leitura

Uma das perguntas mais importantes e frequentes para quem está se preparando para uma Transferência de Embriões em um ciclo de Fertilização In Vitro (FIV) é: "Qual a importância da espessura do endométrio para a transferência?" 


Na SEMEEAR fertilidade 💛, sabemos que a "casa" onde o bebê vai se implantar é fundamental, e por isso, queremos esclarecer tudo sobre o endométrio.


Embriões: Euploide, Mosaico e Aneuploide

O Endométrio Fino: Um Desafio na Implantação


O endométrio é o tecido que reveste o interior do útero, e sua espessura e qualidade são cruciais para que o embrião consiga se fixar e iniciar a gravidez. Um endométrio fino (geralmente com menos de 5-6 mm) está, sim, associado a menores chances de sucesso após uma transferência de embriões.


Há alguns motivos que podem ser a causa desta associação:


  • Relação com a Resposta Ovariana e Idade: Mulheres com endométrio fino em geral apresentam uma pior resposta ovariana à estimulação e também tendem a ter uma idade mais avançada do que as mulheres com endométrio de espessura normal. Este pode ser o problema mais relevante, sendo que alguns estudos avaliando apenas pessoas sendo submetidas à transferência de embriões de óvulos doados (onde a qualidade do óvulo não é um fator limitante) não mostraram qualquer impacto do endométrio fino na chance de sucesso. Isso sugere que, em alguns casos, o endométrio fino pode ser um reflexo de outros fatores que já afetam a fertilidade.


  • Problemas na Cavidade Uterina: O endométrio fino pode refletir problemas na própria cavidade uterina, como uma baixa capacidade de se distender (ser maleável) e/ou a presença de aderências. Essas condições podem aumentar a probabilidade de o útero se contrair e expulsar o embrião após a transferência, dificultando a implantação.


Além da Espessura: Outras Características Importantes do Endométrio


Além da espessura, a morfologia ou padrão ecográfico do endométrio também é uma característica frequentemente avaliada por ultrassom.


Padrão Trilaminar ("Triplo Linha"): Este padrão, que se assemelha a três linhas distintas no ultrassom, é considerado o mais favorável. Ele é avaliado antes do desencadeamento da ovulação ou do início da suplementação com progesterona. O padrão trilaminar indica que o endométrio recebeu uma estimulação hormonal adequada e que não há distorções na cavidade uterina causadas por tumores (como miomas) e/ou aderências. Um endométrio com esse padrão sugere maior receptividade para o embrião.


Embriões: Euploide, Mosaico e Aneuploide

Otimizando a Receptividade Uterina na SEMEAR fertilidade


Na SEMEAR fertilidade 💛, nosso compromisso é otimizar cada detalhe para o sucesso da sua gravidez. Monitoramos cuidadosamente a espessura e o padrão do seu endométrio durante o ciclo de tratamento para garantir que ele esteja nas melhores condições possíveis para receber o embrião.


Se houver desafios com o endométrio, seu médico poderá discutir estratégias específicas para melhorar sua receptividade, visando sempre as melhores chances de implantação e o seu sonho de ter um #bebesemear.



Comentários


bottom of page