top of page

Como funciona a inseminação artificial: tudo o que você precisa saber sobre o método!

Em dúvidas sobre como funciona a inseminação artificial? Trouxemos algumas informações que podem te ajudar a entender o processo.


A forma mais simples de inseminação artificial é a “caseira”, quando o sêmen é colhido com a ajuda de um preservativo e colocado em casa mesmo dentro do canal vaginal da mulher. É uma prática procurada por casais de mulheres ou mulheres buscando uma produção independente. Por ser caseira, traz alguns riscos, como o de contágio de DSTs.

Em uma clínica de fertilidade há todo um processo para garantir a segurança do tratamento, realizando o rastreamento de doenças contagiosas, por exemplo.


Abaixo vemos um exemplo de como ocorre a inseminação de um óvulo. Neste caso, o óvulo está em uma placa de cultivo dentro do laboratório de embriologia. Mas na "vida real" a inseminação acontece exatamente da mesma forma, só que nas trompas uterinas da mulher.



Os tratamentos oferecidos pelas clínicas de fertilidade podem ser simplificados em dois tipos:

1. Inseminação intrauterina:

SEMEAR fertilidade, inseminação artificial através da inseminação intrauterina (IUI)
Inseminação Artificial - Inseminação Intrauterina (IUI)

O embrião é formado dentro do corpo da mulher. O sêmen do parceiro ou vindo de doação é capacitado e purificado sendo então colocado já dentro do útero da mulher, pouco antes da ovulação acontecer. O encontro de óvulo e espermatozoides (inseminação) acontece nas trompas, formando assim o embrião.

Este tipo de inseminação artificial é também conhecido como IUI ou apenas inseminação.



2. Fertilização in vitro:


O embrião é formado no laboratório e depois de pronto é colocado dentro do útero para desenvolver-se. Tanto os óvulos quanto os espermatozoides são preparados dentro do laboratório de embriologia, para que a inseminação aconteça artificialmente. O embrião se desenvolve então até no máximo 7 dias dentro da incubadora antes de ser colocado na mãe.


Este tipo de inseminação artificial pode ser também chamado de FIV, ICSI ou então, simplesmente fertilização.


Inseminação artificial, FIV, infertilidade
SEMEAR fertilidade | FIV

Para decidir entre os métodos é importante a avaliação de um médico especializado em Reprodução Humana. Por exemplo, para fazer a inseminação intrauterina é necessário ter as trompas pérvias e um bom tanto de espermatozoides progressivos. Algumas doenças como infecções masculinas ou endometriose podem impedir esse tipo de tratamento.


Já a fertilização in vitro é possível mesmo quando o homem tem muito poucos espermatozoides. Mas ainda assim é necessário o direcionamento médico para avaliar diversos detalhes do tratamento, como necessidade de pré-tratamento para aumentar a quantidade de gametas (óvulos e espermatozoides), implicações da reserva ovariana no tipo de estimulação, uso de gametas doados, punção masculina, etc.

Como proceder

Já ciente sobre como funciona a inseminação artificial e interessado em realizar o tratamento, recomendamos que busque por uma clínica de fertilização de confiança, que será responsável em garantir toda a sua segurança e conforto.

Além disso, tenha certeza que o médico escolhido para o seu acompanhamento já tenha experiência em medicina reprodutiva, sendo capaz de te orientar de forma mais adequada.

Continue acompanhando o nosso blog para mais informações e caso tenha interesse, conheça mais sobre a SEMEAR fertilidade, clínica especializada em tratamento de fertilidade.

2.633 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page