top of page

É verdade que o laboratório faz uma abertura a laser no embrião antes da transferência?

Foto do escritor: SEMEAR fertilidade
SEMEAR fertilidade
há 1 hora
2 min de leitura

Durante as etapas realizadas no laboratório de embriologia, a tecnologia a laser de alta precisão é uma ferramenta frequentemente utilizada para manipular os embriões com segurança. No entanto, o uso do laser na membrana externa que protege o embrião (chamada de zona pelúcida) tem propósitos bem específicos que nem sempre se aplicam a todos os tratamentos.


Profissional de laboratório utilizando equipamento de laser de precisão em procedimento de reprodução assistida


Para que serve a abertura a laser no embrião durante o processo de transferência?


A abertura milimétrica na cápsula do embrião com o uso de micropulsos de laser pode ser indicada com dois objetivos distintos na rotina clínica:


Quando o casal opta pela realização de testes genéticos pré-implantacionais (como o PGT-

A), o embrião precisa ser biopsiado na fase de blastocisto. Nesse contexto, a abertura a laser na zona pelúcida é uma etapa indispensável e altamente padronizada: ela permite que o embriologista colete com extrema delicadeza uma pequena amostra de células da camada externa (trofectoderma), sem interferir na massa celular que formará o feto.


2. Facilitar a saída da cápsula (Assisted Hatching / Eclosão Assistida)

Em condições normais, para que ocorra a implantação no endométrio, o blastocisto precisa romper espontaneamente sua cápsula protetora (hatching). O racional teórico da técnica de assisted hatching consiste em criar uma pequena fenda na zona pelúcida antes da transferência para ajudar o embrião a "sair da casca" com mais facilidade.


O Assisted Hatching melhora as chances de gravidez?


Apesar da premissa teórica de facilitar a implantação, a medicina baseada em evidências impõe limitações claras a essa indicação.

Atualmente, não há comprovação científica sólida de que o assisted hatching realizado de rotina aumente as taxas de nascidos vivos na Fertilização in Vitro (FIV). Por esse motivo, a técnica não é realizada indiscriminadamente para todos os casos, sendo reservada para situações técnicas muito específicas avaliadas pela equipe de embriologia.


Cientista de máscara e luvas trabalha em cabine de laboratório, manipulando amostra sob luz branca; ambiente limpo e focado.

Resumo


A abertura a laser na cápsula do embrião (zona pelúcida) é fundamental e rotineira para a realização de biópsias genéticas (PGT-A). Quando utilizada com o objetivo de facilitar a implantação (assisted hatching), seu benefício não possui comprovação científica sólida, não sendo indicada de forma generalizada.


Na SEMEAR fertilidade, cada decisão é guiada pela ciência e pelo cuidado individualizado, priorizando sempre a tranquilidade da paciente.


Agende sua consulta

Quer esclarecer suas dúvidas sobre as etapas laboratoriais da FIV e conhecer as tecnologias aplicadas ao seu tratamento? Clique aqui e entre em contato conosco para agendar uma conversa com a nossa equipe especializada!






Comentários


bottom of page