Uma dúvida recorrente em pacientes que procuram tratamentos em Reprodução Assistida é, mesmo tendo passado por uma vasectomia, ainda existem formas de ter filhos? A vasectomia é um procedimento que impede a saída dos espermatozoides no momento da ejaculação, inviabilizando a gravidez natural, nesse artigo vamos estudar alternativas para quem já passou por uma vasectomia.
Há duas opções mais comumente utilizadas para permitir que o homem tenha filhos após a vasectomia:
Reversão da vasectomia: Através de microcirurgia é possível tentar reverter a vasectomia. Aproximadamente 50% das pessoas submetidas a esta técnica passarão a ter espermatozoides no ejaculado, podendo conseguir uma gestação.
Fertilização in vitro (FIV) usando espermatozoides obtidos através de procedimento invasivo: é possível realizar a (FIV) usando espermatozoides obtidos através de procedimentos invasivos, mais comumente com a combinada com a Punção Percutânea do Epidídimo (PESA). Nesse procedimento, uma agulha fina é utilizada para coletar espermatozoides diretamente do epidídimo, uma estrutura que fica junto aos testículos, fazendo parte do caminho dos espermatozoides e é onde ficam os espermatozoides recém produzidos.
Consulte um especialista
É importante que ambos os parceiros passem por uma avaliação completa com especialistas em reprodução assistida para entender as opções disponíveis e as chances de sucesso.
Comments