top of page

Emulsão Lipídica na Fertilização In Vitro (FIV)?

  • Foto do escritor: SEMEAR fertilidade
    SEMEAR fertilidade
  • 1 de abr.
  • 2 min de leitura

A emulsão lipídica, é um tratamento experimental e adjuvante usado em casos de falhas repetidas de implantação e abortos recorrentes na fertilização in vitro (FIV). Seu objetivo é modular a resposta imunológica do corpo da mulher para favorecer a implantação e evolução embrionária.

Embriões: Euploide, Mosaico e Aneuploide

Como Funciona?

  • A implantação do embrião depende de uma comunicação eficaz entre o embrião e o endométrio. Isso envolve uma série de reações imunológicas.

  • O embrião produz várias proteínas codificadas por material genético que não é da mãe, o que pode acabar sendo algo do sistema imunológico. Em algumas mulheres, uma atividade exacerbada do sistema imunológico ppode acaba dificultando a implantação ou levando a abortos.

  •  Alguns estudos mostram que o uso de emulsão lipídica próximo da transferência de embriões poderia atenuar a resposta imunológica e desta forma reduzindo dificuldades para a evolução da gestação. 


Efeitos Adversos e Riscos

A emulsão lipídica é feita por administração endovenosa (via acesso venoso periférico), normalmente, uma dose no dia da transferência do embrião. Alguns serviços sugerem uso de doses repetidas, podendo ser realizadas até 20 semanas de gestação. O uso deve ser feito em ambiente controlado, sob supervisão médica, pois há riscos como: Reações leves → Rubor facial, sensação de calor; Reações mais severas → Reação alérgica grave ou resposta imunológica exacerbada.

Importante: Não há evidências robustas sobre o benefício do uso desta intervenção. Seria um tratamento empírico, que pode ser usado quando médico e paciente estão cientes dos riscos e custos adicionais.


Quando pode ser realizado?

• Após várias transferências de embriões sem resultar em uma gravidez; • Múltiplas perdas gestacionais; • Casos de suspeita de disfunção imunológica relacionada à infertilidade.


Embriões: Euploide, Mosaico e Aneuploide

Conclusão

A emulsão lipídica, pode ser usada de forma empírica por mulheres que estão apresentando dificuldade de engravidar. Quem for considerar o uso, deve levar em consideração que não há evidência robusta de benefício e que há custos e alguns riscos associados.

E antes de qualquer decisão, busque aconselhamento com um especialista em infertilidade.


Komentar


bottom of page