top of page

Como lidar com as suas emoções durante o tratamento de FIV?

Você sabia que a principal causa de fracasso da fertilização in vitro é DESISTIR do tratamento?


mulher sentada

Pois é, mas ninguém que está nesta jornada desiste de ter filhos. O que acontece é que o peso emocional do tratamento pode vir a ser tão intenso, que faz muitas pessoas desistirem de buscar seu sonho e objetivo de vida.

Este peso emocional vai se formando por vários motivos. Desde a cobrança de amigos e familiares, a sensação da casa vazia até mesmo os altos e baixos dos hormônios e o custo financeiro do tratamento, são todos fatores que causam um forte ESTRESSE.


mulher com as mãos no rosto

Mas como lidar com isso? Existem várias estratégias possíveis, e é necessário parar para se olhar, conversar consigo para entender o que mais te faz mal nessa jornada. Atitudes como colocar limites para as pessoas próximas, realização de atividade física de sua preferência, pausas para meditação e, principalmente, diminuir suas próprias cobranças podem trazer um pouco de paz no coração.


mulher fazendo alongamentos

Um outro ponto importante para diminuir a ansiedade é fazer um bom planejamento financeiro porque, por mais que todos se esforcem para conseguir logo a gestação, isso pode não acontecer logo e pode ser necessário repetir o tratamento. É necessário se preparar para isso também.

E não se esqueça que você não está sozinho.

125 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page