Beta-hCG Muito Alto no Primeiro Exame: Pode Indicar Gravidez Gemelar?
- SEMEAR fertilidade

- 26 de jan.
- 1 min de leitura
Olá! Após a transferência embrionária na fertilização in vitro (FIV), muitas pacientes ficam curiosas sobre os valores do Beta-hCG.
Na SEMEAR fertilidade, queremos esclarecer se um resultado muito alto logo no primeiro exame pode indicar uma gravidez gemelar.

Beta-hCG elevado e gravidez múltipla
Um valor de Beta-hCG significativamente acima do esperado nos primeiros exames (em torno do D10 a D12 pós-transferência) pode ser um indicativo de gravidez gemelar ou múltipla.
Limitações desse marcador
Apesar da associação, o Beta-hCG é apenas um marcador indireto. Ele frequentemente falha em prever com precisão o número de fetos.
Valores altos podem estar presentes em gestações únicas.
A única forma de confirmar se há mais de um embrião em desenvolvimento é por meio do ultrassom obstétrico inicial.

Quando o ultrassom confirma?
O ultrassom é geralmente realizado entre a 6ª e 8ª semana de gestação. Nesse exame, é possível visualizar o número de sacos gestacionais e confirmar se a gravidez é única ou múltipla.
Em resumo
Um Beta-hCG muito alto pode levantar a suspeita de gravidez gemelar, mas não é conclusivo. O ultrassom continua sendo o exame definitivo. Na SEMEAR fertilidade, seguimos protocolos seguros e baseados em evidências para acompanhar cada etapa da sua jornada com clareza e tranquilidade.











Comentários