Anti-TPO e a Implantação do Embrião: Qual a Influência na FIV?
- SEMEAR fertilidade

- 17 de set.
- 2 min de leitura
Uma dúvida muito comum para quem está em uma jornada de fertilidade, especialmente ao receber o diagnóstico de uma condição autoimune, é sobre a possível influência de anticorpos no sucesso da implantação do embrião. A pergunta "Alterações no Anti-TPO podem influenciar na implantação de embrião?" é frequente, e na SEMEAR fertilidade 💛, queremos esclarecer essa questão com base nas evidências científicas.

O Que é Anti-TPO e a Relação com a Tireoide
O anti-TPO (anticorpos antitireoperoxidase) é um anticorpo relacionado a doenças autoimunes da tireoide, como a tireoidite de Hashimoto. A presença desses anticorpos indica que o sistema imunológico está agindo contra a glândula tireoide. Embora a tireoidite de Hashimoto possa causar hipotireoidismo (o que, sim, impacta a fertilidade), a dúvida principal é sobre a influência dos anticorpos, independentemente da função tireoidiana.
A Controvérsia na Ciência: Anti-TPO e Falha de Implantação na FIV
Ainda há uma grande controvérsia na literatura médica sobre a real influência desses anticorpos na falha de implantação e, principalmente, sobre a necessidade de tratamento. Atualmente, a maioria das sociedades de especialistas em reprodução humana, como a European Society of Human Reproduction and Embryology (ESHRE), adota uma postura cautelosa.
Falta de Evidências Robustas: Não há evidências robustas de que a triagem de rotina ou o tratamento de alterações imunológicas, como o aumento do Anti-TPO, para mulheres com função tireoidiana normal, tragam benefícios claros na taxa de sucesso da FIV.
O Mais Importante: A principal intervenção com evidências comprovadas para pacientes com tireoidite de Hashimoto é o controle do hipotireoidismo, garantindo que os níveis do hormônio TSH estejam dentro da faixa ideal para a gravidez.
A medicina baseada em evidências nos orienta a focar em intervenções que comprovadamente melhoram os resultados.

O Papel do Seu Médico e a Abordagem na SEMEAR fertilidade
A decisão de investigar ou tratar a presença de anticorpos antitireoidianos, como o Anti-TPO, deve ser individualizada e discutida com o seu médico especialista em reprodução humana. Ele poderá avaliar seu histórico clínico, os resultados dos seus exames de tireoide e de fertilidade, e pesar os prós e contras de qualquer intervenção.
Na SEMEAR fertilidade 💛, nosso compromisso é com a medicina de evidências e com a segurança da sua jornada. Focamos no que comprovadamente funciona e oferecemos um plano de tratamento personalizado para o seu sonho de ter um #bebesemear.











Comentários