top of page

Septo Uterino e o Impacto na Fertilidade: O Que Saber para Quem Deseja Ter Filhos

  • Foto do escritor: SEMEAR fertilidade
    SEMEAR fertilidade
  • 13 de ago.
  • 3 min de leitura

Receber o diagnóstico de uma anomalia uterina, como o septo uterino, pode gerar muitas dúvidas e preocupações para quem sonha em ter filhos. É natural questionar qual o impacto dessa condição na saúde reprodutiva.


Na SEMEAR fertilidade 💛, estamos aqui para esclarecer o que é o septo uterino e como ele pode influenciar sua jornada.



Embriões: Euploide, Mosaico e Aneuploide

O Que é o Septo Uterino?


O septo uterino é uma anomalia congênita, ou seja, uma alteração na formação do útero que ocorre antes mesmo do nascimento, durante o desenvolvimento embrionário. Nosso útero é formado pela fusão de duas estruturas chamadas ductos de Müller. O septo uterino acontece quando o tecido que divide esses dois ductos não é reabsorvido completamente, resultando em uma parede (septo) que divide a cavidade uterina.

Esse septo pode ser:


  • Parcial: Quando a parede não se estende por toda a cavidade uterina.

  • Completo: Quando a parede vai do fundo do útero até o colo uterino, dividindo-o completamente.


Para o diagnóstico, o ultrassom transvaginal 3D é considerado a ferramenta não invasiva de primeira linha, permitindo uma visualização clara da estrutura uterina.


Qual o Impacto do Septo Uterino na Saúde Reprodutiva?

A presença do septo uterino pode ter diferentes implicações na saúde reprodutiva:


  • Infertilidade: Não há evidências suficientes para estabelecer uma associação direta entre o útero septado e a dificuldade para engravidar (infertilidade). Ou seja, o septo, por si só, não parece reduzir a chance de conseguir um bebê após um tratamento de reprodução assistida.


  • Perda Gestacional e Complicações Obstétricas: Por outro lado, há uma leve associação da presença do septo com um maior risco de perda gestacional, especialmente no primeiro trimestre. Além disso, esta condição também tem uma leve associação com outras complicações durante a gravidez, como:


    • Parto prematuro.

    • Má apresentação fetal (quando o bebê não está na posição correta para o parto).

    • Maior chance de cesariana.

    • Restrição de crescimento fetal (bebê crescendo menos que o esperado).

    • Descolamento de placenta.


Embriões: Euploide, Mosaico e Aneuploide

Septo Uterino e FIV: Qual a Melhor Conduta?


Essa é uma questão central e a resposta envolve uma decisão compartilhada entre você e seu médico. Para quem deseja fazer Fertilização In Vitro (FIV), a abordagem para o septo uterino é cuidadosamente avaliada.


Segundo o consenso da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, não há uma recomendação formal para que todas as mulheres realizem a remoção do septo antes do tratamento de FIV.

O que se recomenda é:


  • Aconselhamento: Conversar abertamente com seu médico sobre o fato de que a cirurgia para remover o septo pode ou não aumentar a chance de nascido vivo no seu caso específico.

  • Decisão Compartilhada: Dada a falta de evidências robustas de que a cirurgia sempre trará um benefício significativo para a gravidez (e considerando o baixo risco do procedimento cirúrgico, a histeroscopia), a decisão de operar ou não deve ser tomada em conjunto entre a paciente e o médico.

  • Histórico de Perdas: Para pacientes que, além do septo, têm um histórico de perdas gestacionais recorrentes, a recomendação de oferecer a cirurgia de correção do septo se torna mais forte, também em um modelo de decisão compartilhada. Nesses casos, a remoção do septo pode ser mais benéfica para evitar novas perdas.


Em Resumo: Informação e Decisão Compartilhada


Em resumo, a presença do septo uterino não parece dificultar que a gravidez aconteça, mas pode aumentar levemente os riscos de algumas complicações durante a gestação. Para quem vai fazer a FIV, a cirurgia de correção é uma possibilidade a ser discutida com seu médico, ponderando os prós e os contras para o seu caso específico, sempre com base em uma decisão bem informada e compartilhada.


Na SEMEAR fertilidade 💛, nosso compromisso é oferecer todas as informações e o suporte necessário para que você e seu médico tomem a melhor decisão para a sua jornada.



Comentários


bottom of page