top of page

Passo-a-passo da fertilização in vitro: programe-se!


Passo 1: Consulta médica


SEMEAR fertilidade, FIV acessível
Consultório de Reprodução Humana

Para avaliar a sua infertilidade é necessário que você procure um médico especializado em Reprodução.


Em geral o ginecologista trabalha bastante com anticoncepção e obstetrícia, mas pouco com Reprodução.



E quando procurar o especialista?


Se você está tentando a engravidar há mais de 6 meses ou já está perto dos 40 anos, é importante procurar o especialista o quando antes. Só após uma boa avaliação você saberá se pode esperar mais um pouco o bebê chegar naturalmente com segurança. O tempo é crucial para as mulheres, e alguns meses podem fazer muita diferença.



Passo 2: Decisão sobre o tipo do tratamento


Existem muitas opções de tratamento, desde os mais simples como o coito programado, também chamado de namoro programado até tratamento com óvulos ou embriões doados.


Todos os tratamentos têm um objetivo em comum: acelerar o tempo até a gravidez. E, ao contrário do que a maioria pensa, quem bate o martelo e decide o caminho a seguir é você. Então, qual é o papel do médico?


O médico é responsável por te avaliar identificando todos os pontos que podem estar atrapalhando sua gestação de acontecer, além de estimar como seu corpo reagiria a cada um dos tipos de tratamento. Ele vai te ouvir, te examinar e solicitar os exames complementares que forem importantes para você.


NÃO SAIA DA CONSULTA SEM SABER:

 
Fertilização, Inseminação artificial, SEMEAR fertilidade, namoro programado
  1. Existe algum tratamento para tentar melhorar a chance de gravidez natural?

  2. Quais os tipos de tratamento que você poderia utilizar para ter seu bebê?

  3. Qual seria a chance de gravidez e o desgaste esperado com cada um?

  4. Qual estratégia poderia ser adota para fornecer uma chance de gestação superior a 80%?

 

Passo 3: Planejamento financeiro


Tendo em vista o que você precisa para alcançar sua meta, é hora do planejamento financeiro. Não se deixe levar pela história de que fertilização é cara mesmo e não tem jeito, pesquise!


Converse com o setor comercial da clínica de fertilidade escolhida. Algumas clínicas oferecem pacotes que podem ajudar em muito na programação financeira. Tenha em mente que a chance de ter que repetir o tratamento é grande: a média mundial é de 3 tratamentos de FIV para cada nascimento obtido. Pesquise sobre formas de parcelamento e procure no seu banco por linhas de crédito ou consórcios de serviços.


Passo 4: Preparação para o tratamento


Confie no seu médico e faça apenas os exames que ele solicitar. Existem muitas empresas que se aproveitam deste momento de fragilidade para vender exames que prometem muito e entregam pouco, consumindo parte da sua reserva financeira sem de fato aumentar sua chance de engravidar. Existem entidades internacionais que ajudam pessoas nessa situação a se informarem de maneira neutra sobre essas intervenções, se informe.

Lembre-se o tempo é fundamental para quem está querendo engravidar, infertilidade é uma doença tempo-sensível!


Procure uma clínica de fertilidade que te ofereça facilidade e acolhimento. O tratamento já é sofrido o bastante...

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page