top of page

O que é análise genética do embrião?

Foto do escritor: SEMEAR fertilidadeSEMEAR fertilidade

Se você está programando fazer uma FIV, já deve ter se deparado com a dúvida sobre fazer ou não a análise genética dos seus embriões. Mas você realmente entende o que esses exames podem fazer por você e seu bebê?

Análise Genética de Embriões de Óvulos Doados

Biópsia do embrião

Através da biópsia de algumas células do embrião é possível realizar testes pré-gestacionais, ou seja, aplicar testes genéticos antes de que ocorra a gestação.


Você sabia que durante a biópsia do embrião apenas algumas células da camada que formará a placenta (trofoblasto) são retiradas do blastocisto por meio de uma agulha bastante fina com o auxílio de laser, enquanto o embrião permanece congelado individualmente na clínica para rastreabilidade?

Isso significa que o resultado que você receber é referente apenas a uma pequena parte das células do seu embrião. E veja só, não são as células que realmente vão formar o bebê que são avaliadas, mas somente algumas daquelas que irão formar a placenta são de fato examinadas.


Desta informação, já temos a primeira limitação do exame. Às vezes a alteração se deu apenas na porção de células que vai formar o bebê ou apenas naquelas que irão formar a placenta, nem sempre elas são iguais.

O positivo é que seu embrião continua criopreservado, enquanto as células dele retiradas são enviadas congeladas para o laboratório de análise genética.


Embriões: Euploide, Mosaico e Aneuploide

Como é feita a análise?

Neste laboratório de destino, o material genético presente nas poucas células retiradas é amplificado para aumentar seu volume e depois disso analisado. Isso porque na biópsia são retiradas muito poucas células do embrião, para que o impacto em seu desenvolvimento seja mínimo.

Existem várias técnicas empregadas, cada uma visa atingir um objetivo diferente. O tipo de análise vai depender do exame solicitado, podendo ser desde apenas a quantificação de cromossomos para rastreamento até a pesquisa de uma mutação genética específica presente na família.


Embriões: Euploide, Mosaico e Aneuploide

Converse com um especialista!

Para pais sem alterações genéticas ou nos quais a mulher apresenta idade avançada existe o rastreamento de aneuploidias (PGT-A). Quando um dos pais apresenta uma alteração em uma pequena parte de um cromossomo, pode-se ter vantagens na realização do PGT-SR. Para os casos de doenças familiares específicas é possível procurar a mutação pontual e específica da família nos embriões (PGT-M).

As técnicas são diversas e apenas um médico especializado poderá ponderar com você os riscos, custos e benefícios da técnica mais adequada para a sua família. Mas, de uma forma geral, é importante também saber que o objetivo da realização destes exames é de escolher os embriões com maior potencial de gerar uma criança sem alterações genéticas para transferir ao útero, em detrimento de outros. O que também não significa a garantia de uma criança saudável.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page