A Fertilização In Vitro (FIV) representa uma grande esperança para casais que sonham com a maternidade e a paternidade, mas, infelizmente, nem sempre o tratamento resulta em gravidez. Para muitos, as falhas repetidas na FIV trazem um impacto emocional, físico e financeiro significativo e fica a pergunta "Depois de muitas tentativas negativas, o que fazer?". Este artigo explora os fatores que podem contribuir para as falhas na FIV, como a qualidade embrionária e a saúde do ambiente uterino, além de estratégias para maximizar as chances de uma gravidez bem-sucedida.
A FIV é um tratamento que exige disciplina, comprometimento e preparação física e emocional. Desde a estimulação hormonal até o rigoroso monitoramento por ultrassons e horários de medicamentos, cada etapa requer empenho e esperança. Muitas vezes, o desgaste psicológico das falhas repetidas leva alguns casais a desistirem de tentar. Por isso, é fundamental ter um suporte emocional e psicológico ao longo do processo.
O Embrião e o Ambiente Uterino
Quando falamos em qualidade do embrião, estamos nos referindo à sua velocidade de desenvolvimento, quantidade e aparência das células e também, se o número de cromossomos é normal.
Infelizmente, não há o que possa ser feito para melhorar a qualidade do embrião; entretanto é sabido que embriões de melhor qualidade apresentam chance bem maior de resultar em uma gravidez.
Embriões com resultado alterado em teste genético tem uma chance muito baixa de resultar em um nascimento (<1%). Já os embriões com resultado de teste genético normal, com a aparência e velocidade de desenvolvimento ideal resultam em aproximadamente 50% de chance de conseguir um nascimento.
Outro ponto que pode ter impacto na chance de sucesso está relacionado ao útero da mulher. Ainda há uma certa controvérsia sobre o impacto real do útero e muitos pesquisadores consideram que o impacto do útero na chance de sucesso seja baixo, exceto quando há graves alterações ou quando as trompas encontram-se dilatadas (hidrossalpinge). De uma forma geral, o mais importante na avaliação do útero seria avaliar se as trompas estão dilatadas e fazer a remoção das mesmas, caso haja esta alteração.
Comments