Quando falamos em fertilização in vitro FIV a quantidade e a qualidade dos espermatozoides são fatores essenciais para o sucesso do tratamento.
Apenas para referência, é interessante saber que, em média, encontramos 25 milhões de espermatozóides progressivos em cada mL de sêmen. Quanto menos espermatozóides progressivos há na amostra, piores serão as chances de gravidez natural ou de sucesso na FIV tradicional.
O que significa ter apenas 10 espermatozoides
Significa que há muito poucos espermatozóides na amostra. Seria importante também saber se esses espermatozoides estão se movendo ou não.

É possível fazer FIV com essa quantidade
Para realizar a FIV tradicional, precisamos de uma quantidade muito maior de espermatozoides. Entretanto é possível realizar a FIV com a Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (ICSI) onde injetamos cada óvulo com um único espermatozóide. Desta forma, se a embriologista conseguir identificar algum espermatozoide viável, será possível realizar a ICSI.

O Que Fazer Quando a Quantidade de Espermatozoides é Muito Baixa
Avaliação clínica completa do homem incluindo exames hormonais e cariótipo. Dependendo do caso pode se optar por realizar estimulação hormonal.
Caso no dia do tratamento não sejam identificados espermatozoides no ejaculado, pode-se tentar obter espermatozoides com procedimentos invasivos, como a punção do epidídimo (PESA) e/ou do testículo (TESA) além da biópsia testicular (TESE e Micro-TESE).
Como Proceder
O ideal é buscar um especialista em reprodução assistida para investigar as causas e determinar o melhor caminho para se conseguir a gestação.
Comments