Suplementos e Infertilidade

 

Você usa suplementares alimentares?   

Whey protein, Hipercalóricos, Hiperproteicos

 

Você sabia que pode estar usando anabolizantes sem saber?

 

Anabolizantes androgênicos (testosterona ou substâncias semelhantes) aumentam a massa muscular e melhoram o desempenho físico de homens e mulheres. A testosterona foi sintetizada em 1935 e o seu uso foi detectado em atletas já no início da década de 50.

 

Até o início deste século, o uso de anabolizantes era relativamente limitado a fisiculturistas e atletas, principalmente pelo fato de se tratarem de medicações injetáveis vendidas ilegalmente. Além disso, o seu uso era inibido pelo fato de pessoas temerem os efeitos colaterais: em homens pode causar a supressão da produção de espermatozoides (azoospermia), atrofia testicular, infertilidade, crescimento de mamas, danos no fígado, acne e disfunção erétil; em mulheres, pode causar infertilidade (por dificultar a ovulação), acne, danos no fígado, aumentar os pelos e masculinizar da voz. Mesmo com essas limitações, estima-se que atualmente o uso de anabolizantes injetáveis atinja quase 7% dos homens e 2% das mulheres, sendo a causa mais importante de hipogonadismo grave (perda da função dos testículos) em homens jovens. 

 

 

A busca do corpo "perfeito" vem ganhando cada vez mais adeptos, principalmente depois das “selfies” e redes sociais. Este fato, tem impulsionado o desenvolvimento e uso de suplementos alimentares, que se tornaram uma verdadeira “febre” entre praticantes de academia, sendo vendidos em larga escala, com a promessa de melhorar o efeito dos exercícios.

 

Um fato preocupante e pouco conhecido pelo público é que desde 2002, anabolizantes potentes de uso oral foram desenvolvidos e a sua presença, não declarada, tem sido detectada em até 20% dos suplementos vendidos legalmente. Como as vendas globais destes produtos movimentam dezenas de bilhões de dólares por ano, pode-se inferir um enorme consumo involuntário de anabolizantes.

 

Portanto, se você usa suplementos alimentares, fique atento aos efeitos colaterais sugestivos de anabolizantes (por exemplo acne). Esta informação também é muito importante para médicos que avaliam pacientes com perda da função testicular, infertilidade e problemas no fígado.

 

Referências

Nieschlag E and Vorona E. Medical consequences of doping with anabolic androgenic steroids: effects on reproductive functions. Eur J Endocrinol 2015; 173:R47-58.

Rahnema CD, Crosnoe LE and Kim ED. Designer steroids - over-the-counter supplements and their androgenic component: review of an increasing problem. Andrology 2015; 3:150-155.

Please reload

Dúvidas e agendamentos:

  • @semearfertilidade
  • #semearfertilidade
  • #semearfertilidade
Pacientes em tratamento: procure telefone de contato no seu contrato

© 2018 por SEMEAR fertilidade.

Responsável técnico médico:  Carolina Nastri CRM-SP:104.808