Trocar a rebimboca da parafuseta?

 

Como saber o que realmente precisa ser feito, principalmente quando indicado por um profissional?

 

Esta é uma tarefa árdua, principalmente em medicina. Uma análise crítica sobre este problema em reprodução assistida foi publicada, no último novembro, em uma das melhores revistas científicas, o British Medical Journal, também conhecido como BMJ. Pesquisadores de Oxford, no Reino Unido, chamam atenção para o elevado número de intervenções adicionais que são oferecidas nos centros de reprodução, mesmo sem haver comprovação do benefício.

 

O assunto é tão importante que foi objeto de um episódio do programa investigativo “Panorama” da BBC, exibido no último dia 28 de novembro. O programa mostrou como as pessoas sentem-se fragilizadas e dependentes da recomendação de seus médicos. Mais intervenções geram mais gastos, limitando o acesso ao tratamento e/ou reduzindo o número de ciclos que um casal consegue fazer.

Decidir o que vale a pena é muito difícil, porém alguns grupos podem ajudar nessa jornada. Dentre elas, destaca-se a Cochrane, uma rede global e independente contando com mais de 37.000 pessoas de 130 países, incluindo pesquisadores, médicos, pacientes, e pessoas interessadas em saúde. Esse coletivo tem o objetivo de resumir a evidência proveniente das melhores pesquisas para médicos e pacientes. Atualmente há uma página disponível com informações em português, inclusive com resumos em linguagem simples, direcionados às pessoas que não são da área. Acreditamos que o melhor caminho para tais decisões é buscar informações em fontes desprovidas de interesse comercial, como a Cochrane.

 

Leia mais sobre tratamentos para infertilidade.

 

 

Ref:

* Cochrane em português: http://www.cochrane.org/pt/search/site

* Heneghan C et. Al. Lack of evidence for interventions offered in UK fertility centres. BMJ. 2016.

BMJ blog

 

Please reload

Dúvidas e agendamentos:

  • @semearfertilidade
  • #semearfertilidade
  • #semearfertilidade
Pacientes em tratamento: procure telefone de contato no seu contrato

© 2018 por SEMEAR fertilidade.

Responsável técnico médico:  Carolina Nastri CRM-SP:104.808