Vitamina para engravidar realmente funciona?

Casais que tentam ter filhos costumam recorrer a diversas alternativas, entre elas o uso de vitamina para engravidar.


No entanto, os casais tentantes acabam caindo em falsas promessas e até mesmo gastando dinheiro desnecessariamente com vitaminas e suplementos.


Quando se fala em gravidez saudável, a única suplementação indicada é vitamina B9, também conhecida como ácido fólico.


Agora, se você deseja saber mais sobre o ácido fólico e quais são as vitaminas para quem deseja engravidar, continue lendo esse artigo que a SEMEAR Fertilidade preparou especialmente para você.


Vitamina para engravidar funciona?

SEMEAR fertilidade

A ingestão de vitaminas e nutrientes é essencial para a saúde em qualquer fase da vida. No entanto, não há estudos que comprovem a eficácia de suplementos e vitaminas em tratamentos de reprodução humana ou em uma gravidez natural.


Além disso, é importante ressaltar que vitaminas e outras substâncias não fazem milagres. O ácido fólico, por exemplo, não é capaz de tornar fértil, uma mulher infértil ou com distúrbios que dificultam a fecundação.


Nesses casos, é preciso procurar uma clínica de fertilidade para avaliar o caso e, se for viável e indicado, partir para um tratamento de reprodução assistida.


Ou seja, em termos médicos, não vale a pena o investimento financeiro, a mudança de hábitos repentinos em promessas de vitaminas e suplementos.


O que é o ácido fólico?

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B, também conhecida como B9, folato ou metilfolato.


Ela é necessária para que o corpo humano realize diversas funções, entre elas podemos mencionar:

  • síntese e reparação do DNA;

  • divisão celular;

  • produção de proteínas;

  • formação das hemácias.

Seu consumo regular beneficia o sistema cardiovascular, como o bom funcionamento do cérebro, pele, unhas, cabelo e a imunidade.


Então, porque a B9 é associada a uma vitamina para engravidar? Porque ela diminui o risco de malformação do sistema nervoso central do bebê (cérebro e coluna).


Quais alimentos contém vitamina B9?

Apesar de existir a suplementação de B9 para casos específicos, o mais indicado é que a B9 seja consumida por meio de uma alimentação saudável, principalmente ingerindo fígado (de frango ou bovino).


Afinal, consumindo alimentos saudáveis, você ingere não somente a B9, mas diversos outros nutrientes importantes para o seu corpo e você ainda economiza. Além disso, os suplementos precisam de um controle de qualidade por parte da indústria farmacêutica. Caso contrário podem não ter os nutrientes necessários.


O ácido fólico é facilmente encontrado predominantemente em vegetais de cor verde e fígado de alguns animais. Segue uma lista com a quantidade de vitamina B9 a cada 100g dos alimentos:

  • Fígado de frango cozido: 770 mcg

  • Fígado de peru cozido: 666 mcg

  • Fígado de boi cozido: 220 mcg

  • Lentilhas:180 mcg

  • Quiabo cozido: 150 mcg

  • Feijão preto cozido: 150 mcg

  • Amendoim: 120 mcg

  • Espinafre cozido: 110 mcg

  • Soja cozida: 110 mcg


Existem vitaminas que melhoram a qualidade do óvulo?

A medicina já comprovou que a partir dos 35 anos, cada ano conta em relação à qualidade e quantidade de óvulos.


A quantidade de óvulos que a mulher possui diminui com o passar dos anos, já que pode existir uma redução dos folículos ovarianos a cada ciclo menstrual.


Não é raro encontrar na internet informações equivocadas sobre vitamina para engravidar. Algumas são até mesmo associadas a uma melhora na qualidade dos óvulos. Porém, cientificamente, não há nada comprovado sobre o tema.


Não existem estudos e indícios comprovados de que há suplementos, medicamentos ou vitaminas que tenham a capacidade de melhorar os óvulos.


Somente a coenzima Q10 já passou por alguns estudos sobre a sua influência na melhora da qualidade dos óvulos. Porém, os resultados são insuficientes para afirmar que ela tem essa eficácia.


Além disso, os estudos com a coenzima Q10 utilizaram doses de 500/600mg por dia, sendo que os comprimidos disponíveis no mercado têm apenas 100mg para doses diárias.


Portanto, como não há comprovações científicas, o mais recomendado é não gastar dinheiro nem esperanças com esses suplementos. Mas sim, procurar ajuda de uma clínica de fertilidade.


A importância de uma vida e rotina saudáveis

A gravidez muda completamente o corpo feminino, e isso não diz respeito apenas aos aspectos físicos, mas também aos psicológicos.


Ter uma rotina saudável, que inclui a prática de exercícios físicos, favorece a manutenção do peso adequado, a saúde do sistema cardiovascular, os desequilíbrios metabólicos e endocrinológicos. Ou seja, ajuda o corpo a se preparar para gerar uma nova vida.


Além disso, os exercícios reduzem o estresse, melhoram os níveis de energia e de humor. Porém, esses são hábitos para se ter uma vida saudável ao longo de toda a sua vida, mas não na intenção de facilitar ou promover a gravidez.


Não há comprovações científicas de que existem vitamina para engravidar. Uma gravidez saudável depende de fatores relacionados ao organismo do casal, do acompanhamento médico e de hábitos saudáveis ao longo de toda a vida, e não somente quando se tenta engravidar.


Falando em tentativas de engravidar, confira o nosso artigo e entenda as diferenças entre inseminação artificial e fertilização in vitro e veja como essas técnicas de reprodução assistida são executadas.

Posts recentes

Ver tudo