top of page

Ciclo menstrual: o que é considerado normal?

O atraso na menstruação pode ser uma surpresa alegre ou trazer apreensão. Mas você sabe até quantos dias pode atrasar a menstruação sem estar grávida?


Para responder essa pergunta é importante primeiro entender como é seu ciclo. Ele é regulado, você sempre sabe quando ela virá? Prestar atenção no seu ciclo menstrual é importante para entender o que é normal para você.


O que é um ciclo menstrual?

O ciclo menstrual é definido como uma série de mudanças mensais que o corpo da mulher passa em preparação para a possibilidade de uma gravidez. A cada mês, os ovários liberam um óvulo através do processo chamado ovulação. Ao mesmo tempo, as mudanças hormonais preparam o útero para a gravidez. Se o processo ocorre, mas o óvulo não é fertilizado formando e a implantação do embrião não acontece, a camada interna do útero (endométrio) descama através da vagina em um processo que chamamos de menstruação.



O que é um ciclo menstrual normal?

O ciclo menstrual é contato do primeiro dia de uma menstruação até o primeiro dia da próxima menstruação. O fluxo menstrual pode ocorrer a cada 21 a 35 dias e durar entre 2 e 7 dias. Durante os primeiros anos que uma mulher menstrua é bastante comum que os ciclos sejam longos. Com o passar dos anos o período entre cada menstruação diminui, sendo que os ciclos podem ficar mais curtos conforme a mulher vai se aproximando da menopausa.

Além disso, o ciclo pode ser regulado, com a mesma duração todos os meses, ou um tanto irregular, com períodos variáveis (atrasos e adiantamentos de poucos dias, mas frequentes). O fluxo pode ser leve ou intenso, acompanhado de cólicas ou indolor, e ainda ser considerado normal. Dentro desta variação, normal é o que é normal para você.


O que pode causar atraso na menstruação?

O atraso na menstruação pode ser causado por uma variedade de fatores e ter diferentes causas. A seguir listamos algumas delas:

Gestação

O sinal mais precoce de gestação é o atraso menstrual. Mas quantos dias de atraso seria indicativo de gravidez? Existe um dito popular de que uma menstruação atrasada por 7 dias seria um sinal de alerta, mas será verdade?

O primeiro passo, como descrevemos acima, é saber o que é normal para você e se a menstruação está realmente atrasada. As mulheres que acompanham seus ciclos mais de perto terão mais facilidade em reconhecer o que é normal para si e o que seria inesperado.

Mas não se engane, nesta fase não há outra forma de saber se você está grávida a não ser realizando um teste de gravidez. Pode ser teste de urina comprado em farmácia ou teste de sangue para dosagem do beta hCG quantitativo, o importante é realizar um teste para tirar a dúvida.

E, ao contrário do que muitas mulheres podem pensar, um teste de gravidez de farmácia é confiável desde que realizado da maneira como indicado na embalagem. Normalmente solicita-se para realizar o teste com a primeira urina da manhã. Mas você sabe porquê?

Porque passamos a noite inteira quase sem beber água e o nosso corpo utiliza de mecanismos para podermos dormir a noite inteira sem levantar para urinar. A consequência disso é uma urina mais concentrada: se seu corpo estiver produzindo o hormônio da gravidez, ele será identificado mais facilmente nesta urina.

Desordens alimentares, perda de peso ou exercícios excessivos

A perda de peso rápida e excessiva ou até mesmo a realização diária de exercícios extenuantes pode alterar os padrões hormonais da mulher e causar alterações no ciclo menstrual. O mais comum nessas situações é a oligo menorreia (ciclos longos e mais raros) e a amenorreia, quando a menstruação para de vir.

Amamentação

A amamentação fazer aumentar o tempo até o retorno das menstruações regulares após um parto. É possível ainda, apresentar um recomeço dos ciclos, porém ainda de forma irregular. Neste período não é raro a mulher engravidar e demorar para perceber, pois ainda está apresentando ciclos irregulares e se sente protegida por estar amamentando.

Síndrome dos ovários policísticos ou PCOS

Esta síndrome poderia ser melhor descrita como síndrome dos ovários multifoliculares, pois o que os ovários têm não são cistos, mas folículos, que podem resultar em uma ovulação. Essas mulheres frequentemente apresentam ciclos mais longos. É comum apresentarem ciclos entre 40 e 90 dias, mas pode levar mais de um ano entre as menstruações. Seria semelhante ao que acontece com as meninas nos primeiros anos de menstruação.

Na sua forma completa, a síndrome pode estar associada à obesidade, aumento de pelos e resistência à insulina.

Falência ovariana

Chamamos de falência ovariana a situação na qual os ovários param de funcionar. Normalmente isso acontece por volta dos 50 anos, sendo simplesmente chamada de menopausa. No entanto pode acontecer bem mais cedo, antes mesmo dos 40 anos, sendo então chamada de falência ovariana prematura. Antes do término dos ciclos menstruais é bastante comum haver irregularidade. Os ciclos começam a ficar mais curtos e a mulher pode menstruar até duas vezes no mesmo mês.


 

Como podemos ver, um ciclo menstrual normal pode variar de mulher para mulher. Se você ainda tem dúvidas, procure seu médico, para que ele possa te examinar e identificar alguma alteração, se houver.


Tem mais dúvidas sobre o assunto? Entre no nosso grupo do Facebook e faça uma pergunta para nossos médicos! Basta adicionar #respondedr à sua pergunta.




4.663 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page