Ultrassonografia obstétrica avançada
Você sabia que exame de ultrassonografia não são todos iguais?
Conheça os tipos de exames obstétricos oferecidos pela SEMEAR:

Ultrassonografia Obstétrica Avançada
A ultrassonografia avançada é mais do que um exame, é uma consulta especializada.
Todos os achados são discutidos com os pais, que recebem orientações claras para o perfeito entendimento do que está sendo visto. Orientações e aconselhamento fazem parte desta avaliação.
Além deste atendimento em tempo real, um relatório médico completo produzido e fornecido a você e ao obstetra que realiza o pré-natal.

Ultrassonografia Obstétrica Avançada: 30 a 34 semanas
Particularmente importante em mulheres com gestação de alto risco ou que tiveram complicações anteriores à gravidez, como pré-eclâmpsia, restrição de crescimento fetal, diabetes gestacional, dentre outros.
Monitorização da saúde fetal e circulação feto-placentária, identificação de alterações no aspecto e posição da placenta e quantidade de líquido amniótico.

Ultrassonografia Obstétrica Avançada: 20 a 24 semanas
Neste período é realizada a análise detalhada de cada parte do corpo fetal, da placenta e do líquido amniótico. É dada atenção especial ao cérebro, face, coluna vertebral, coração, tórax, estômago, parede abdominal, intestino, rins e membros.
Neste período também é importante a medida do comprimento do colo do útero, para que as gestantes com colo curto possam se beneficiar de medidas de prevenção do parto prematuro.

Ultrassonografia Obstétrica Avançada: 11 a 14 semanas
Este é uma avaliação fundamental para a avaliação de risco de alguns problemas da gestação.
Neste período já é possível a identificação de grandes malformações. Além disso existem medidas que quando feitas nesta idade gestacional permitem o cálculo do risco de Síndrome de Down e outras anomalias cromossômicas. A partir da avaliação do feto, pode ser feita uma estimativa do risco síndromes cromossômicas e malformações na gestação.
Além disso, é possível avaliar o risco de pré-eclâmpsia e restrição de crescimento fetal, para que medidas apropriadas possam ser adotadas na prevenção destes problemas.
Nos casos de gestações de gêmeos, determinar se ambos os fetos estão se desenvolvendo normalmente e se compartilham a mesma placenta, o que pode levar a problemas na gravidez e necessitar de monitoramento diferenciado.
Neste período é possível a datação precisa da idade gestacional. Particularmente relevante para mulheres que não passaram pela fertilização in vitro e não conseguem lembrar a data da última menstruação, têm ciclo menstrual irregular, engravidaram durante a amamentação ou imediatamente após interromperem o anticoncepcional.

Ultrassonografia Obstétrica: 6 a 8 semanas
Este é o período no qual é geralmente realizada a primeira imagem da gestação. É fundamental para determinar o número de embriões presentes, se houve implantação normal dentro do útero ou se há evidências de gestação ectópica.
Este é o exame no qual o coração do bebê poderá ser ouvido pela primeira vez.
É um exame importante para mulheres que apresentam dor ou sangramento, bem como para aquelas que já sofreram perdas gestacionais.
Entenda os termos médicos